Venezuela diz que evolução do estado de Chávez 'não tem sido favorável'
Governo afirma que tratamento não tem apresentado efeitos significativos; com o retorno de Chávez ao país, oposição pressiona por juramento do novo mandato.
A infecção respiratória com a qual o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, tem batalhado desde que foi operado há mais de dois meses para combater um câncer persiste, de acordo com um comunicado emitido pelo governo na noite desta quinta-feira (21). O anúncio indica uma possível piora no estado de saúde do presidente.
"A insuficiência respiratória persiste e sua tendência não tem sido favorável, razão pela qual continua sendo tratada", afirmou o ministro de Comunicação venezuelano, Ernesto Villegas, ao ler o comunicado. Leia também:Presidente da Bolívia diz que não conseguiu visitar Chávez na Venezuela
Hugo Chávez, presidente da Venezuela, tira fotos ao lado das filhas.
Ainda de acordo com o governo, o tratamento que Chávez vem recebendo para combater o câncer não tem apresentado "efeitos adversos significativos", afirmou Villegas. Caracas não divulga detalhes do tratamento do presidente, mas especialistas dizem que os remédios contra o câncer diminuem as defesas de seu organismo
A informação rompe três dias de silêncio e tensão em torno à saúde presidencial. Desde que o presidente retornou de surpresa de Cuba para Caracas na segunda, nenhuma informação oficial relacionada com a saúde do mandatário havia sido divulgada. Para analistas, a involução do tratamento para combater a infecção respiratória pode indicar que o retorno de Chávez à Venezuela ocorreu devido a necessidade do mandatário minimizar a pressão política em torno de sua prolongada ausência e não porque haveria uma significativa melhora em seu estado de saúde. O hermetismo com que tem sido tratada a informação sobre a saúde presidencial, tem dificultado inclusive a visita de aliados, como o presidente da Bolívia, Evo Morales, que esteve em Caracas na quarta-feira, mas não pode ver a Chávez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário