Ocupação de voos no Brasil subiu para 72,96% em 2012, dizem aéreas
Procura dos passageiros cresceu mais que número de assentos oferecidos pelas empresas
Movimentação no aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim: ocupação vem subindo desde 2008
A ocupação média dos voos comerciais no Brasil foi de 72,96% em 2012, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), que representa as cinco maiores companhias do setor – TAM, Gol, Avianca, Azul e Trip, responsáveis por cerca de 99% do mercado no País.
- Veja também:preço das passagens caiu em 2012, afirma Anac
Isso representaria um aumento aproximado de três pontos percentuais em relação ao ano anterior, quando a ocupação foi de 70,18%. Esse último dado, contudo, foi calculado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e por ser de outra fonte pode trazer alguma diferença na medição. A ABEAR não possui dados consolidados de 2011.
Segundo a ABEAR, a maior ocupação ocorreu porque o aumento da procura por assentos, que foi de 7,14% no ano passado, superou a expansão da oferta, de 3,12%. Em números absolutos, as companhias transportaram mais de 75 milhões de pessoas em 2012."Essa tendência de aumento no fator de ocupação ocorre pelo menos desde 2008, mas ainda existe espaço para que o índice seja maior no País", afirma Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário