Grupo que promove festival Cannes Lions compra feira brasileira de educação
Empresa i2i, divisão do Top Right Group, adquiriu a feira Educar Educador. Meta do grupo inglês é trazer cinco eventos em 2014 e gerar receita de R$ 40 milhões em três anos
A i2i, divisão do grupo britânico Top Right, que promove o festival de empresas da área de publicidade Cannes Lions, anunciou nesta quarta-feira (22) a primeira aquisição no Brasil ao comprar a Feira Educar Educador, realizada pela Futuro Eventos, especializado no segmento. O grupo, de capital fechado, não revela o valor do negócio.
A Educar ocupará na edição deste ano, que começa nesta quarta-feira (22) no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, uma área de 25 mil metros quadrados, com expectativa de 200 empresas expositoras e público superior a 15 mil visitantes. A feira é a maior do gênero na América Latina e servirá como porta de entrada para a região.
Com a aquisição, a i2i consegue trazer para a América Latina a Bett, nome da sua feira de educação sediada em Londres. A previsão é de que o evento brasileiro cresça 35% em 2013, quando o novo dono já estará no comando. "Serão 2.800 metros quadrados de área construída", diz Marcos Melo, diretor da Futuro Eventos, que continuará na gestão do evento.
A compra da Educar acontece em um momento no qual o evento atrai um maior número de empresas estrangeiras. Este ano, serão três pavilhões, com cerca de 15 expositores, entre órgãos governamentais e empresas da Alemanha, Coreia do Sul e China. "Agora poderemos internacionalizar o evento de forma definitiva. No ano que vem, poderemos ter um pavilhão francês, italiano e reforçar o sul-coreano", diz Melo.
A previsão de Melo tem chance de se confirmar com a força internacional de vendas da Bett, que já tem escritórios na China, Cingapura, Estados Unidos e Europa, além de parceiros como Microsoft e Dell. "Todos estes escritórios terão como foco trazer clientes para a América Latina. E ajudá-los, inclusive com detalhes da viagem, porque não é fácil trazê-los para cá", diz Mark Shashoua, CEO da i2i.
Dessa forma, será possível acelerar a introdução delas no mercado, diz o executivo. "Fica mais fácil para elas e para as companhias locais, que não precisarão andar pelo mundo para se apresentar para as estrangeiras. Elas virão para cá", completa Shashoua.
Chamou a atenção do grupo a extensa rede de relacionamentos da Futuro Eventos no País. Melo aponta que as empresas estrangeiras podem complementar o mercado, principalmente no ensino técnico e profissionalizante, além de contribuir com a melhoria da qualidade da educação no ensino privado e público. "Temos hoje falta de mão de obra técnica, e de uniformidade em projetos pedagógicos na área pública". O desafio, diz Melo, é abrir um canal de comunicação com as três esferas governamentais.
Perfil e objetivos
O CEO estima que o faturamento da divisão no Brasil deva atingir R$ 40 milhões nos próximos três anos. "Será equivalente à metade do faturamento do grupo no País".
O Top Right Group abriu um escritório de vendas para a América Latina, em São Paulo, no dia 9 de maio. O contrato com a Futuro Eventos foi fechado um dia antes, após seis meses de negociação.
A i2i tem como foco em eventos segmentados, e irá mantê-lo, com algumas adaptações, no Brasil. "Não queremos grandes eventos. Preferimos reproduzir eventos em segmentos nos quais já temos uma rede de relacionamentos maior", diz Shashoua.
Mais feiras
o i2i trará mais dois eventos para o País este ano, ambos em parceria locais: o World Retail Congress, no segmento de varejo, com a GS&MD; e o RNW, de soluções em gestão de recursos e resíduos, com a Abrelpe. Ambos serão realizados em outubro.
Em 2014, o grupo pretende trazer mais dois eventos, um deles o CWIEME, que já tem edições em Berlim, Índia, Estados Unidos e China. Todos mercados em ascensão na região.
"Posteriormente, queremos trazer um evento na área de moda. Estamos fazendo alguns na Inglaterra, e esperamos levar para outros mercados", diz Shashoua. Os investimentos, diz, estão apenas começando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário