Muitos estudantes aguardavam por muitas mudanças nas regras do Enem 2013, já que na última edição do exame, estudantes de todo o país se revoltaram e até debocharam do Enem após algumas redações contendo trechos do hino do Palmeiras e até receita de macarrão instantâneo terem tirado nota superior a 500, que corresponde à metade da nota, que pode variar entre 0 e 1.000. Outro problema apresentado nas redações do ano passado foi o fato de que algumas redações com erros ortográficos obtiveram nota máxima.
O Enem terá praticamente a mesma estrutura do ano passado, mas com três mudanças que, segundo o ministro da educação Aloízio Mercadante, garantirão uma correção mais rigorosa das redações. Portanto, mudanças no Enem 2013 somente em relação ao rigor na correção das redações dos estudantes. Confira quais são elas abaixo:
A primeira é proibição de deboches, justamente para evitar que redações como as que citamos acima recebam uma nota razoável como receberam. Redações que contenham algum tipo de deboche serão anuladas. A segunda mudança é a maior exigência de domínio da norma culta, para que redações com erros primários de português não recebam nota máxima como no ano passado. A terceira e talvez mais significativa mudança do Enem 2013 é em relação à redução da discrepância máxima das notas dos dois primeiros corretores para que a redação seja avaliada por um terceiro corretor. Em 2012, caso a diferença entre as duas avaliações fosse superior a 200 pontos, a redação seria avaliada por um terceiro corretor. Neste ano a diferença necessária para uma terceira correção é de 100 pontos.
Edital e Inscrições Enem 2013
O Edital do Enem 2013 já está acessível através do Diário Oficial da União. Veja aqui a íntegra do Edital do Enem (clique para baixar).O período de inscrições do Enem 2013 terá início já na próxima segunda-feira, 13 de maio. O prazo para se inscrever no exame se encerrará às 23 horas e 59 minutos (de acordo com o horário oficial de Brasília) do dia 27 de maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário