segunda-feira, 11 de março de 2013

Educação do Recife está na mira da oposição

Vereadores estipularam a média seis para todos os alunos da rede municipal de educação, da capital pernambucana Cleiton Lima / LeiaJá/Imagens

 
Entre as deficiências encontradas na capital pernambucana deixada pela gestão passada, os vereadores da Câmara do Recife - pertencentes à oposição - fizeram uma varredura na situação educacional e constaram inúmeros problemas. Após o levantamento das informações, os oponentes estipularam uma meta e cobraram ações ao atual gestor. Foram encontradas várias dificuldades como escolas sem internet, sem área de recreação e até com risco de desmoronamento por causa de barreiras.
O relatório de autoria do vereador, André Régis (PSDB), e co-elaborado por demais opositores foi apresentado ao prefeito, Geraldo Julio, como forma de não só mostrar a situação da rede educacional, mas, segunda a líder da oposição Aline Mariano (PSDB), para também, propor melhorias. Ela informou que foi levada ao prefeito uma proposta na educação chamada de pacto. “As escolas da rede municipal foram ultrapassadas pela rede estadual. A situação é uma das mais críticas e esse é um dos maiores gargalhos que a gestão anterior deixa, pois a capital pernambucana está no ranking como a penúltima capital em termos de avaliação do Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, criticou Mariano.
A tucana explicou o objetivo da pactuação exigida pelos vereadores e explanou dados do ensino no Recife. “Identificamos que mesmo com condições precárias, sem estrutura nenhuma da gestão passada tivemos um exemplo de uma escola no bairro do Ibura que conseguiu ter média seis. Então, a nossa proposta é que o prefeito possa ser usado em fazer essa pactuação com a oposição em definir uma nota mínima para se trabalhar, uma meta na educação que seja seis”, propôs a vereadora.
Para a vereadora, Priscila krause (DEM), também opositora, a média seis foi escolhida baseada nas demais notas baixas e em virtude de uma escola ter atingido esse valor. “Hoje a média no Recife é de 4.1 no Ensino Fundamental 1 e 2.9 no ensino fundamental 2 que está claramente abaixo da média do Ministério da Educação. Só que, dentro dessas condições do Recife há uma escola no Ibura chamada de Asa Branca que conseguiu atingir a nota seis no Ensino Fundamental 1 e 5.1 no Fundamental 2. Dentro desse número real, tivemos essa meta que é difícil, mas é possível para que dentro da avaliação de 2015 o Recife alcance essa meta”, explicou a democrata.
Krause também fez questão de falar que ações como estas fazem parte do papel do vereador da oposição. “Viemos exercer nosso papel de vereadores da oposição que é fiscalizar, denunciar e propor, mas não deixa de ser um acerto de contas com o passado devido à postura do ex-gestor”, relembrou.
O autor do relatório, André Régis, frisou os principais problemas da educação encontrados durante visitas as escolas e reforçou a nota exigida. “É no tema educação que nós encontramos a maior tragédia do Recife, porque estamos diante da violação de direitos humanos e fundamentais. As nossas crianças estão indo as escolas e estão sendo vítimas do descaso da prefeitura. Nós temos escolas funcionando que deveriam ser interditadas. São lugares onde há risco de vida. Inclusive, há uma escola que mencionamos que está no estudo de caso, localizada no Sitio dos Pintos ‘Mundo Esperança’ que está embaixo de uma barreira e a qualquer momento podemos ter 200 crianças soterradas”, expôs Régis.
Sobre a exigência dos vereadores o prefeito do Recife não quis se comprometer de imediato, mas falou que sua equipe já está avaliado o quadro real da educação e posteriormente se posicionará sobre a situação. “Eu vou estabelecer as metas a partir das ações que eu vou realizar. Vamos definir todos os projetos e faremos uma relação de causa e efeito entre as ações a serem realizadas e os resultados que isso vai gerar nos indicadores da educação. É assim que a gente estabelece metas de maneira sistematizada e profissionalizada, então quando a gente definir todos os projetos, identificar a capacitação de recursos para realizar esses projetos a gente vai poder saber que impactos isso vai dar nos indicadores da educação e sim, ter as nossas metas”, falou Geraldo em resposta aos questionamentos.
O gestor também disse que a educação é uma das prioridades de seu governo e que pretende atuar com a universalização do ensino integral do 6° ao 9° ano, a disponibilização de tabletes, a capacitação para alunos, a capacitação profissional dos professores, o Prouni municipal e a construção de 42 Centros Municipais de Educação Infantil, entre outros. Segundo o prefeito, a previsão de conclusão de análise da educação por parte de sua equipe está prevista para ser concluída até o final de março ou início de abril.
Público vai ao delírio com Elton Jonh

Ao chegar no palco, cantor cumprimentou gentilmente a plateiaComo um bom britânico, o cantor Elthon John iniciou o show neste domingo (10), no Chevrolet Hall, pontualmente às 21h. Seu piano vermelho, sangue Nikkita da Yamahha, já estava apostos à espera do cantor. Elton Jonh, vestindo um smoke luminoso e usando um charmoso óculos azul,chamou a atenção dos fãs, que o aguardavam anciosos sua chegada.

Fernando da Hora/LeiaJáImagens
Elton John mudou a ordem das músicas divulgadas previamente por sua produção. O show começou com a famosa The One que levou os fãs a aplaudirem em pé o cantor. Muito simpático, o britânico retribuiu a atenção e acenou para os presentes que levaram cartazes de agradecimento com a frase Tank You. A noite seguiu com outros sucessos Your song, Tiny Dancer e Monalisa and Mad Hatters. Elton pediu ao Chevrolet Hall para desligar o ar condicionado para não desafinar o piano durante sua apresentação.
Mesmo com a apesentação solo, Elton John animou a noite com sua voz marcante e o piano, como sempre, seu grande aliado para ritmar as músicas. Apesar do show não contar com a banda, I'm Still Standing fez o público vibrar com o show solo. Believe foi a nona música cantada por ele e com Rocket Man, Elton emocionou o público.
Recife foi a única cidade no Norte e Nordeste que recebeu o show intimista do cantor. O formato do show beneficiou o público pernambucano, pois teve um momento único de intimidade e proximidade ao grande ídolo. O show em solo foi uma exlusividade no Recife e está previsto para acabar a meia-noite. O cantor encerrou sua turnê no Brasil, com a apresentação deste domingo (10).

'Precisamos tomar a decisão certa', diz dom Odilo Scherer em missa em Roma

Cardeal de São Paulo que é considerado candidato líder na América Latina rezou uma missa pública em uma pequena igreja barroca neste domingo, na capital italiana


Cardeais da Igreja Católica rezaram neste domingo (10) em várias igrejas de Roma por orientação espiritual antes de um conclave a portas fechadas para escolher um novo papa para liderar a Igreja em um dos períodos mais difíceis de sua história.
 
Os cardeais vão realizar uma última reunião pré-conclave na segunda-feira (11) para afinar a descrição do trabalho para o homem que eles considerarem mais capacitado para liderar uma igreja atingida por escândalos de abuso sexual em todo o mundo, bem como as acusações de corrupção no próprio Vaticano.
Os 115 cardeais que vão participar da eleição na terça-feira tiveram um dia de descanso antes da reunião pré-conclave, onde celebraram missas em Roma, no silêncio de capelas particulares ou em grandes catedrais e basílicas da capital.
"O conclave está ao virar da esquina. Oremos para que o Espírito Santo dê à Igreja um homem que possa liderá-la seguindo os passos dos grandes Pontífices dos últimos 150 anos", disse o cardeal Angelo Scola de Milão, em sua Missa em Roma.
Scola, 71 anos, é considerado o principal candidato italiano para suceder o Papa Bento 16, que deixou 1,2 bilhão de fiéis na incerteza no mês passado, quando se tornou o primeiro pontífice em seis séculos a abdicar, em vez de governar por toda a vida.
"Precisamos tomar a decisão certa", disse o cardeal de São Paulo, Odilo Pedro Scherer, de 63 anos, que é considerado candidato líder na América Latina, em sua missa pública em uma pequena igreja barroca acompanhada por simpatizantes e repórteres.
Preparativos: Capela Sistina ganha chaminé e banheiro químico
115 membros: Todos os cardeais necessários para conclave chegam ao Vaticano
O cardeal de Boston Sean O'Malley pediu a Deus que "ilumine a Igreja" para os cardeais escolham um papa para confirmar a todos na fé.
Outros cardeais, como Luis Antonio Tagle, de Manila, um dos cotados que é considerado um tiro no escuro, por causa de sua idade relativamente jovem, de 55 anos, manteve a discrição, permanecendo dentro de seminários ou outras instituições religiosas.
No Vaticano, a Praça de São Pedro estava estranhamente quieta, sem um papa pelo segundo domingo consecutivo. As janelas dos apartamentos papais com vista para a praça permaneceram fechadas.
Dia 28: Pontificado de Bento 16 chega ao fim com retirada da Guarda Suíça
Análise: Papa de 'transição', Bento 16 enfatizou resgate da tradição católica
Bento 16, que é agora "Papa Emérito" e não tem autoridade residual sobre a Igreja, está no retiro papal de verão no sul de Roma, enquanto a sua residência permanente em um convento do Vaticano está sendo preparada.
"Este é um momento de crise global, mas também um momento de crise na fé," bispo italiano Rino Fisichella disse à televisão da Itália Tgcom24, acrescentando esperar que um novo papa apareça na janela no próximo domingo.
Os 115 cardeais eleitores com menos de 80 anos de idade vão entrar na Capela Sistina, na tarde de terça-feira, e votar durante a noite. Eles vão votar quatro vezes até que um deles receba uma maioria de dois terços, ou 77 votos.
Se um papa não é eleito em dois ou três dias, significa que os cardeais estão seriamente divididos e podem ter que recorrer a um candidato azarão para encontrar consenso.
Nenhum conclave durou mais de cinco dias no século passado. O Papa Bento 16 foi eleito dentro de cerca de 24 horas em 2005, após quatro rodadas de votação. Mas desta vez, não há favoritos claros para assumir o comando da Igreja.
Além de Scola, da Itália, e Scherer, do Brasil, outros mencionados são Marc Ouellet, do Canadá, e cardeais dos EUA, como O'Malley ou Timothy Dolan de Nova York.
"Todos reconheciam Ratzinger como líder nas preferencias no dia do início do conclave. O mesmo foi verdade com Paul VI (em 1963) e Pio XII (em 1939)", disse o padre Tom Reese, historiador jesuíta e autor do livro "Inside the Vatican" ("Por dentro do Vaticano").
Com a grande maioria dos católicos que vivem agora fora da Europa, há uma pressão crescente para um pontífice de outra parte do mundo.
Muitos observadores acreditam que um papa latino-americano, asiático ou africano poderia chamar a atenção para a pobreza do hemisfério sul da mesma maneira que o polonês João Paulo colocou um holofote sobre a divisão Leste-Oeste depois que ele foi eleito em 1978.

domingo, 10 de março de 2013

Ex-recruta da Força Aérea dos EUA acusa instrutor de estupro

Virginia Messick é a primeira vítima de um escândalo sexual da Base da Força Aérea de Lackland a relatar seu drama


Depois de estuprar a jovem recruta Virginia Messick, seu instrutor de treinamento da Força Aérea disse que foi divertido e que deveriam repetir a experiência qualquer dia, ela se lembrou. Então ele lhe devolveu suas roupas e ordenou que tomasse um banho.
Virginia foi incapaz de se mover, chorar ou gritar. Ela era uma garota de 19 anos, do interior da Flórida, em sua quinta semana de treinamento básico na Base da Força Aérea de Lackland, e tinha acabado de ser violentada por um homem cuja credibilidade era inquestionável por servir na Força Aérea.
Lackland: Nos EUA, cultura da Força Aérea pode estar por trás de casos de abuso sexual

 
'Urine ou vomite': Universidade divulga dicas para evitar estupro e causa polêmica nos EUA
Após a agressão de 2011, Virginia completou o treinamento básico, seguindo ordens do instrutor por quase mais um mês. Com medo das consequências, não quis contar a ninguém o que tinha acontecido. "Como é possível relatar um acontecimento como esse?", indagou, "quando a pessoa de quem recebo ordens é a que me estuprou?"
Agora, depois de deixar a Força Aérea, Virginia é a primeira vítima de um escândalo de abuso sexual sob investigação em Lackland a falar publicamente sobre o que aconteceu. Desde que começaram a surgir relatos de violência sexual na base no final de 2011, ele surgiu como o maior caso do tipo na história da Força Aérea.
Embora oficiais da Força Aérea tenham dito que tomaram medidas para proteger melhor seu pessoal mais vulnerável, incluindo a nomeação de uma comandante para supervisionar a formação básica e supervisionar melhor o comportamento de instrutores, críticos disseram que isso não será suficiente para lidar com um problema que atinge todo âmbito militar: uma alta taxa de abusos sexuais que muitas vezes não são relatados, pois as mulheres temem represálias.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Governo convoca hackers a criar programas com dados educacionais

Evento com realização do Inep e da Fundação Lemann terá premiação em dinheiro.


O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), publicou nesta sexta-feira no Diário Oficial uma convocação para que hackers entrem em seus bancos de dados. Um concurso batizado de Hackaton de Dados Educacionais vai estimular a criação de programas, games e ferramentas montados com as informações existentes sobre a Educação no País.
"O Hackathon é uma maratona de hackers, programadores, desenvolvedores e inventores em geral para promover o desenvolvimento de projetos que visem a transparência de informações públicas por meio de tecnologias digitais", diz a página do evento.
Os participantes da maratona deverão desenvolver softwares, tais como: sites; aplicativos de celular; gráficos interativos; visualização de dados e novos serviço que promovam a mobilização da sociedade com foco na melhoria educacional do país.
O Hackathon Dados da Educação Básica acontecerá de 12 a 14 de abril em Brasília e oferecerá 3 prêmios aos vencedores para que desenvolvam os projetos apresentados: 1º colocado: R$5mil; 2º colocado: R$3mil; 3º colocado: R$2mil.
As propostas devem ser submetidas até o dia 15 de março. Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos pelo e-mail daeb.hackaton@inep.gov.br.

África do Sul prende policiais pela morte de moçambicano arrastado pelas ruas

Taxista morreu após ser algemado à traseira de van e ser arrastado sob acusação de estacionar em local proibido; vídeo da agressão foi feito por pedestre



Oito policiais sul-africanos foram presos nesta sexta-feira pela morte de um moçambicano que foi arrastado pelas ruas por um veículo da polícia. Inicialmente, os agentes foram suspensos até a conclusão de uma investigação que foi lançada depois do surgimento de uma gravação de vídeo mostrando o homem ser arrastado com as mãos algemadas na traseira de uma van policial.
AP
Curiosos filmam momento em que moçambicano é amarrado em carro da polícia e arrastado
A comissária da polícia Riah Phiyega agradeceu aqueles que revelaram um "comportamento inaceitável", enquanto o presidente Jacob Zuma classificou o incidente de "horrível". Os agentes presos comparecerão a uma corte de justiça em 4 de março.
Um inquérito de homicídio feito pela direção do órgão independente de investigação policial foi aberto com base nas evidências de que Macia sofreu ferimentos na cabeça e na parte superior do abdômen, incluindo hemorragia interna. As lesões podem ser decorrentes do fato de ter sido arrastado, ou ele pode ter sido espancado pelos agentes. Riah disse que a polícia também teria sua própria investigação interna.
O taxista Mido Macia, 27, morreu por causa dos ferimentos e de uma hemorragia interna depois de ser preso em Daveyton, a leste de Johanesburgo, revelou uma autopsia. Há relatos de que ele foi detido por ter estacionado seu carro em uma área que bloqueava o trânsito.
O vídeo gravado por um pedestre com um celular mostra uma multidão assistindo aos policiais uniformizados prendendo o moçambicano à van e o arrastando ao sair do local com o veículo. A revolta popular cresceu depois que a gravação foi veiculada na televisão.
A comissária Riah disse nesta sexta que compartilha "do extremo choque e indignação" contra o abuso cometido pelos policiais contra o imigrante e apoia a investigação realizada pela agência de vigilância da polícia. Os direitos de Macia foram "violados da forma mais extrema possível", disse.
O recente escândalo mina a confiança na força policial sul-africana, que espandiu suas tropas de 120 mil para 200 mil em uma década. "Lidar com 200 mil empregados nunca é uma tarefa fácil", afirmou Riah. "Sempre pode haver um incidente como esse."
Gravação: Vídeo mostra momento em que polícia sul-africana mata grevistas
Esse não é o primeiro episódio de violência policial na África do Sul. Em agosto, a polícia matou à queima-roupa 34 mineiros que protestavam na mina de platina Marikana, no noroeste do país. O caso ainda está sendo investigado por uma comissão de juízes indicada pelo presidente Zuma.

PIB deve elevar salário mínimo para cerca de R$ 725 em 2014, diz Dieese

Projeção foi feita com base na previsão do INPC mais o crescimento do PIB em 2012

O crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 0,9% em 2012 deve reajustar o salário mínimo em 2014 dos atuais R$ 678 para cerca de R$ 725, segundo o coordenador de relações sindicais do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), José Silvestre.
Ele explica que a regra do governo federal estabelece o aumento do salário mínimo com base em dois fatores: a variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do ano anterior e o crescimento do PIB nos últimos 24 meses. O governo federal tem a opção de arredondar o valor previsto. A projeção foi feita com o resultado do PIB definido em 0,9%, e estimativa para a inflação para 2013 em torno de 6%, segundo Silvestre.
RESULTADO EM 2012
A economia brasileira cresceu 0,9% em 2012, com ajuste sazonal, menos do que o 1,35% que o Banco Central projetara na semana passada. É o pior resultado desde 2009. De outubro a dezembro, a variação do PIB foi de 0,6% em relação ao trimestre anterior (julho a setembro). Em todo o ano passado, a riqueza produzida pelo País somou R$ 4,403 trilhões.